terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EXUS


São entidades ainda em evolução, totalmente incompreendidas por aqueles que não entendem a nossa religião.
Por terem uma vibração mais baixa, são eles que penetram nas regiões mais inferiores do plano astral, onde nos guardam de espíritos trevosos e de obsessores. São eles que fazem a “guarda” dos terreiros e a limpeza espiritual dos ambientes e é eles que recorrem em casos de necessidade de ajuda mais material.
Exu é o senhor da encruzilhada, dos caminhos. É o mensageiro que faz a ligação entre os homens e os Orixás, e por ser totalmente racional, não manda recado e também não teme nada. Reconhecido pela sua honestidade, não pede nada em troca, quando realiza sua missão que é a de ajudar e abrir caminhos.
Não prejudica ninguém, simplesmente devolve ao seu local de origem o que foi enviado pela maldade, às vezes com uma intensidade maior para que a pessoa possa reavaliar a sua atitude através da sua conscientização e pela lei da semeadura onde cada uma colhe o que plantou. Agindo sempre na Lei Maior gosta de brincar, dançar, rir, comer, beber e fumar. E com essa descontração realiza seus trabalhos de limpeza e descarrego afastando obsessores e encostos, desfazendo trabalho de magias e feitiços.
Os seres que fazem somente o mal em troca de presentes não são Exus, são entidades que se passam por eles para enganar as pessoas que os procuram, utilizando seu nome.
E como tudo que é usado indevidamente nos leva ao erro, a ativação indevida destes mistérios (Vigor) também perde sua grandeza gerando vigores atormentados e se volta contra aqueles que os desvirtualizam gerando tormentos, desatinos, delírios, cuja finalidade é levar a loucura em todos os sentidos e esgotá-los emocionalmente.
Exu é o Rei da Magia, então o aprendizado em que você tiver sobre este grande Orixá e seus princípios poderá ajudar muito a você a realizar uma enorme transformação de sua vida para prosperidade. Um Exu, traz à tona a sombra do médium, aquilo que necessita ser trabalhado e está escondido no seu ser.
O trabalho de auto-conhecimento pode e deve ser desenvolvido dentro do terreiro, permitindo a todos que freqüentam, ferramentas que possibilitam um aprimoramento de si mesmo.
A falange do povo em evolução normalmente se divide em Exus e Pomba-Giras de encruzilhada, Exus e Pomba-Giras de cemitério, Exus e Pomba-Giras da natureza,

HABITAT ....Encruzilhadas em forma de cruz (+), cemitérios e ambientes da natureza;
LIBAÇÃO ... Aguardente, rum, whisky, licores diversos (especialmente de canela);
ERVAS ....... Anis estrelado (badiana), canela, cardo santo, cebola, comigo ninguém pode, erva preá (Maria preta), fedegoso, mastruço, pimenta da costa, pó de mico;
FLORES ...... Cravos diversos;
ESSÊNCIAS Exu da encruzilhada:- Canela / Exu da calunga:- Cedro;
FITAS ......... Vermelha e preta para encruzilhada / Preta e amarela para calunga;
PEDRAS ..... Carvão mineral, hematita, ágata;
METAL ........ Ferro, hematita;
VELAS ........ Pretas, Vermelhas.

2 comentários:

  1. SOU EVANGELICO MAIS TENHO CURIOSIDADE PRA ENTENDER A RELIGIAO DE VOCES , SO QUERIA SABER COMO FUNCIONA OS GUIAS E ORIXAS , NO QUE VOCES ACREDITAM . ACHO INTERESSANTE A UMBANDA

    ResponderExcluir