terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PRETOS VELHOS E PRETAS VELHAS




Pretos Velhos, veículo da sabedoria e da humildade. Sempre com ma palavra consoladora para todos aqueles que aos milhares, a toda noite, dirigem-se às nossas Tendas, Choupanas e Terreiros ansiosos pelos conselhos de nossos "Pais Pretos".
Trabalhando na linha de Yorimá ou (linha das Almas para algumas vertentes doutrinarias), são Mestres no uso das ervas medicinais, profundos conhecedores da psique humana, dando consultas profundas, serias em suas conclusões, trazendo alivio e confiança aos que os ouvem.
Mestres da Magia da “Lei de Pemba”, sempre estão a “desmanchar, ” trabalhos mais intricados e elaborados por Magos das Sombras não só no plano físico como também e, principalmente, no plano astral. Com a fumaça de seus cachimbos (manipulação do elemento ígneo), destroem algumas larvas de origem astral que se “grudam” ao perispírito do consulente, re-equilibrando seu aura.
Atuam com maior intensidade no organismo mental, o qual é centro da vontade, da inteligência, do intelecto. Fazem uma verdadeira atuação nesse organismo, proporcionando maior lucidez na elaboração das idéias concretas e abstratas, atuando e,”porções” superiores e inferiores.

Quando da sua atuação mediúnica, alteram o porte de seus médiuns, fazendo-os curvarem-se suavemente, trabalhando sentados. Jamais tomam posições grotescas, mimetizando ou representando certos estados mórbidos. Nos aspectos místicos, muitos querem dizer que estas Entidades Espirituais mantêm “certas deformidades”, supostamente adquiridas, em sua última roupagem terrena.
Ao incorporar um Preto Velho ou uma Preta Velha, o médium vai desenvolvendo em si a sabedoria, serenidade, evolução, humildade, paciência, ponderação, calma, transformação a bondade, o carinho, a empatia, o amor, e a compreensão ao outro, que trazem entre si o Mistério Ancião.

Sustentado pelos Orixás, Pai Oxalá, Pai Obaluayê, Pai Omulú Mãe Nanã Buroquê, representa uma linha de trabalho, uma falange de espíritos, todo um grupo de mentores espirituais que se apresentam como negros anciões, ex-escravos, conhecedores dos Orixás Africanos e que sabem que em essência não temos raça, nem cor, a cada encarnação, temos experiência diferente.

Um comentário:

  1. " Preto Velho " Simbolo da bondade , da sabedoria e da compreensão . Trazem sempre uma fé tão simples e conselhos tão sábios que é impossível descrever-los. Seu amor pelo "Filho de Fé" é a grande proteção que todos nos Umbandistas levamos em nossos corações : Jane e Britto

    ResponderExcluir